Blog

Margareth Menezes regrava em estúdio samba-reggae que a projetou há 30 anos

21 Feb, 2018

Atriz que se tornou a cantora de voz mais potente da Bahia, Margareth Menezes começou a chamar a atenção na cena musical da cidade natal de Salvador (BA) em meados da década de 1980. Mas foi em 1987 que a cantora baiana ganhou projeção definitiva com a gravação de Faraó (Divindade do Egito), samba-reggae do compositor baiano Luciano Gomes.

Por conta desse registro antológico, a voz de Maga – como a cantora é carinhosamente chamada no universo musical baiano – ecoou no Brasil e até no exterior porque o estouro de Faraó abriu caminho há 30 anos para a gravação de álbum, Margareth Menezes (1988), que fez David Byrne se empolgar com o timbre caloroso da cantora e a convidar para abrir os shows da turnê mundial feita pelo líder do grupo Talking Heads em 1989.

Curiosamente, Margareth Menezes jamais incluiu em um álbum um registro integral de Faraó gravado em estúdio. O CD Kindala (1991) até reapresentou Faraó, mas em registro parcial do samba-reggae feito para o pot-pourri de hits do gênero que encerra o terceiro álbum da cantora.

Por isso mesmo, resulta importante a regravação de Faraó feita por Margareth neste ano de 2018 para a trilha sonora de Segundo sol, novela estreada anteontem pela TV Globo no horário das 21h. Margareth Menezes é presença ilustre em farta trilha sonora que recicla, em vozes das novas gerações, sucessos da música afro-pop-baiana rotulada como axé music.

Maga representa a velha guarda do gênero ao lado de Daniela Mercury, ouvida na trilha com a gravação original de O canto da cidade (Tote Gira e Daniela Mercury, 1992), música-título do álbum blockbuster que marcou a explosão nacional da cantora baiana há 26 anos e que abriu o primeiro capítulo da novela de João Emanuel Carneiro produzida com direção artística de Dennis Carvalho.

matéria completa em: https://g1.globo.com/pop-arte/musica/blog/mauro-ferreira/post/2018/05/16/margareth-menezes-regrava-em-estudio-samba-reggae-que-a-projetou-ha-30-anos.ghtml

Virtuose da gaita, Gabriel Grossi reverencia Hermeto, Milton e Toots em disco ao vivo

21 Feb, 2018

            Com capa que expõe arte de Antonio Peticov, o álbum #em movimento ao vivo flagra o músico brasiliense Gabriel Grossi em tempo de celebração. Virtuose precoce da gaita, Grossi já festeja duas décadas de trajetória profissional com registro de show em que, aproveitando o mote festivo da apresentação, reverencia mestres que influenciaram a formação desse instrumentista que integra o quinteto de Hamilton de Holanda.

           Hermeto Pascoal – visto com Grossi na foto de Tomás Faquini – é um dos convidados do show captado em 2017 em apresentação em Brasília (DF) que, além do CD ora editado, gera também DVD ainda inédito e aditivado com depoimentos de artistas sobre Grossi. Os deuses da música fazem a festa no duo de Grossi com Hermeto (no toque da escaleta) em Irmãos latinos (1992), tema da lavra livre do convidado.

           Mestre principal de Grossi, Maurício Einhorn – outro virtuose da gaita – é homenageado pelo anfitrião em Acalanto pro Einhorn (Gabriel Grossi) e entra em cena para reavivar Batida diferente (Maurício Einhorn e Durval Ferreira, 1963) e Carinhoso (Pixinguinha, 1917).

           Dentro do espírito celebrativo da gravação ao vivo, Grossi ainda louva Milton Nascimento no tema autoral Pro Bituca, o trombonista carioca Raul de Souza na composição espirituosamente intitulada Toca Raul e o gaitista belga Toots Thielemans (1922 – 2016) no Samba pro Toots. Gabriel Grossi também assina Banzo e a música-título #em movimento.

Cleo Pires faz primeiro show da carreira musical ao lado de amigos e família em SP

21 Feb, 2018

Cleo Pires realizou nesta terça-feira (15) o primeiro show de sua nova carreira musical no escritório da empresa musical Vevo, em São Paulo.

       Para a primeira apresentação, a atriz que adotou o nome artístico apenas de Cleo como cantora contou com a presença família, como a mãe Glória Pires e as irmãs Antônia e Ana Morais, e o pai delas, o cantor Orlando Morais.

Também estiveram presentes amigos, como as cantoras Marina Lima, Wanessa Camargo e Mulher Pepita.

Na última quinta-feira (10), a cantora lançou seu primeiro clipe, com a canção "Jungle Kid".

Anunciantes