Governadora Hana Ghassan entrega Usina da Paz de Óbidos e amplia ações de cidadania no Baixo Amazonas

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
Governadora Hana Ghassan entrega Usina da Paz de Óbidos e amplia ações de cidadania no Baixo Amazonas Agência Pará/Divulgação A governadora do Pará, Hana Ghassan, entregou nesta quinta-feira (25) ao município de Óbidos a 33ª Usina da Paz do Pará. A abertura do novo espaço no oeste paraense ocorreu dois dias após a entrega da Usina da Paz de Santarém, ampliando a presença do governo do Estado na região do Baixo Amazonas. Os dois grandes complexos do maior programa integrado de cidadania e assistência da América Latina levam à região oportunidades gratuitas de qualificação profissional e atendimentos em saúde, esporte, cultura e lazer para milhares de famílias. ✅ Clique aqui e siga o canal g1 Santarém e Região no WhatsApp Durante a entrega, a governadora Hana Ghassan destacou que a entrega representa mais um passo na política pública de transformação social desenvolvida pelo Pará. "Estamos muito felizes de estar aqui em Óbidos, fazendo a entrega desse que é o maior instrumento de cidadania e transformação social que existe no Brasil, que é a Usina da Paz. Este espaço está entregue para ser a segunda casa da população. A Usina da Paz vai oferecer serviços e cursos de capacitação para pessoas de todas as idades, para prepará-las para o mercado de trabalho e para a vida. Reforço que ninguém paga nada para usar a Usina da Paz. Sabemos o quanto as nossas famílias precisam de um espaço. Então, eu convido a todos que venham para a Usina da Paz ", ressaltou a governadora Hana Ghassan. Estrutura multifuncional A governadora do Estado pontuou ainda que a entrega da Usina da Paz representa um exemplo de união, em prol da população. Para o prefeito de Óbidos, Jaime Silva, a entrega representa o cuidado da gestão estadual com a região. "Falar da Usina da Paz é falar do carinho e da preocupação que o governo do Estado tem com a população, principalmente com aqueles que mais precisam da mão do Estado. A Usina da Paz atende aquilo que o governo se propõe a fazer, que é cuidar das pessoas mais vulneráveis. Muito obrigado pela Usina da Paz de Óbidos”, disse o prefeito. Instalada na Rodovia PA-437, na confluência com a Estrada do Cumaru, a Usina da Paz de Óbidos vai disponibilizar à população mais de 70 serviços gratuitos, como emissão de documentos, atendimentos médicos, odontológicos e psicológicos, programas sociais, atividades culturais e esportivas, além de cursos de capacitação profissional, inclusão digital e reforço escolar, bem como atividades culturais e de lazer. O complexo dispõe de espaços como consultórios para atendimentos de saúde, biblioteca, salas de informática e robótica, sala de música e de dança, ambiente de gastronomia, sala de corte e costura, praça multicultural para eventos, piscina, complexo poliesportivo, quadra de areia, espaço pet, horta comunitária, academia ao ar livre, playground infantil e outros espaços voltados ao fortalecimento da convivência comunitária. A construção da Usina da Paz de Óbidos teve início em 2023, por meio de parceria entre o governo do Estado e a empresa Vale, através do Programa Estrutura Pará. Durante a execução das obras, foram gerados aproximadamente 200 postos de trabalho, contribuindo para o fortalecimento da economia local. A secretária de Estado de Articulação da Cidadania, Marilda Braga, enfatizou que a expansão das Usinas da Paz demonstra o compromisso do governo do Pará em levar inclusão social a todas as regiões do Estado. "Cada nova Usina da Paz representa mais oportunidades para quem mais precisa. Este é um espaço construído para acolher as famílias, fortalecer vínculos, promover cidadania e oferecer acesso gratuito a serviços essenciais. Com Santarém e agora Óbidos, o Baixo Amazonas passa a contar com uma estrutura que vai transformar a vida de milhares de pessoas”, pontuou. Expectativa transformada em realidade A entrega foi comemorada pelos moradores de Óbidos, que agora passam a contar com um espaço moderno e integrado, voltado ao desenvolvimento social. O auxiliar de serviços gerais Jonas Fonseca destacou as oportunidades para a juventude do município. "A Usina da Paz é um projeto grandioso e que vai beneficiar muitas pessoas. Estou achando muito bom, porque é um local que vai garantir bem-estar e desenvolvimento para os cidadãos, principalmente para os jovens e adolescentes. É a primeira vez que temos um complexo desta magnitude aqui em Óbidos. Estou muito feliz pela chegada desse progresso aqui na nossa cidade”. Já a artesã Jeanete da Silva teve a oportunidade de conhecer a sala de corte e costura da UsiPaz. Ela pontuou a importância que o espaço terá para a população, principalmente para as mulheres. "A usina é uma oportunidade muito boa para todos nós, moradores de Óbidos. A importância de trazer um equipamento desse porte é muito gratificante, porque há anos lutamos por um espaço assim. Então, é uma realização, algo de abrilhantar os olhos e estamos muito felizes. Este espaço vai ser muito bom para todos que gostamos da profissão de corte e costura, e vai fomentar a categoria dentro do município", comemorou. Transformação social Criadas pelo governo do Pará e coordenadas pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac), as Usinas da Paz integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e se consolidaram como referência nacional na promoção da inclusão social e da prevenção à violência. Com a entrega da unidade de Óbidos, o Estado passa a contar com 33 Usinas da Paz em funcionamento. Desde a inauguração da primeira unidade, em 2021, os complexos já realizaram mais de 15 milhões de atendimentos em diversas regiões paraenses, oferecendo serviços gratuitos que fortalecem a cidadania e ampliam o acesso da população a políticas públicas. Além da nova Usina da Paz de Óbidos, o Pará já conta com outras unidades distribuídas pelos municípios de Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel do Pará, Barcarena, Cametá, Castanhal, Capanema, Salinópolis, Igarapé-Miri, Moju, Bragança, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Abaetetuba, Tomé-Açu, Itaituba, Tucuruí, Paragominas, Marabá, Altamira, Redenção, Santarém, Parauapebas, Canaã dos Carajás e São Félix do Xingu. Outras cinco unidades seguem em construção nos municípios de Ananindeua (segunda unidade, no bairro Distrito Industrial), Viseu, Breves, Portel e Parauapebas (segunda unidade). VÍDEOS: mais vistos do g1 Santarém e Região

FONTE: https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2026/06/25/governadora-hana-ghassan-entrega-usina-da-paz-de-obidos-e-amplia-acoes-de-cidadania-no-baixo-amazonas.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes