Governador de Roraima exonera todos os servidores comissionados três dias após eleição suplementar

  • 25/06/2026
(Foto: Reprodução)
Soldado Sampaio (Republicanos), governador interino de Roraima. Ronny Alcântara/Rede Amazônica O governador em exercício de Roraima, Soldado Sampaio (Republicanos), exonerou todos os servidores em cargos comissionados do governo estadual. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (24), três dias após a eleição suplementar para governador do estado. O decreto não informa a quantidade de servidores afetados pela demissão em massa. As únicas exceções à regra são os secretários de Estado, os secretários adjuntos e os cargos de mesmo nível, que permanecem nos postos. Segundo o decreto, a demissão geral ocorre devido à necessidade de "promover uma atualização" e adequação na estrutura da gestão pública estadual. A determinação entrou em vigor na data da publicação. Nesta terça (23), o presidente em exercício da Assembleia Legislativa de Roraima (Ale-RR), Jorge Everton (União Brasil), também exonerou todos os servidores comissionados em 316 cargos no total. As duas medidas ocorreram dias após a eleição suplementar em que Soldado Sampaio tentou se eleger governador e foi derrotado nas urnas para o principal opositor, Arthur Henrique (PL). Sampaio era presidente da Assembleia antes de ser afastado para assumir o governo do estado, após a cassação do mandato do ex-governador Edilson Damião (União Brasil). O governador interino também era apoiado pelo colega de Assembleia, Jorge Everton na eleição suplementar. Servidores do Detran-RR também exonerados No Diário Oficial do mesmo dia, como complemento à ação do governo, diretor-presidente do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), Antônio Diego Parente Aragão publicou uma portaria interna que também exonerou todos os cargos comissionados do órgão. A exoneração atingem a funcionários da direção e do assessoramento do departamento. A portaria também retirou as funções extras de todos os servidores que recebiam esse benefício no Detran-RR, o que afeta quatro níveis de gratificação. Assim como no decreto do Executivo, o documento do órgão de trânsito não apresenta o número exato de funcionários que perderam os cargos. A decisão entrou em vigor no momento da assinatura. As exonerações também atingiram os servidores comissionados do Instituto de Pesos e Medidas de Roraima (Ipem) e do Instituto de Previdência do Estado de Roraima (Iper). Soldado Sampaio toma posse como governador de Roraima Esta reportagem está em atualização*

FONTE: https://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2026/06/25/governador-de-roraima-exonera-todos-servidores-comissionados.ghtml


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Anunciantes